A Educação ao alcance de todos...

A Educação ao alcance de todos...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fast food X A la Carte

Caríssimos amigos "esfomeados"...
Pegando uma carona na campanha dos Conselhos Federal e Regionais de Serviço Social (vide link Educação Fast-food ), comparando o EaD a um Fast-food (Fast-food "comida rápida" em inglês, (...) é o nome genérico dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. São comercializados desta maneira os sanduíches, pizzas e pastéis (...), entre outros. Aplica-se comumente à comida vendida em lojas pertencentes às grandes redes de alimentação. O mesmo alimento, que por vezes é vendido como refeição rápida, pode também ser consumido em restaurantes. - <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fast-food>).
Como profissional de Serviço Social, e conhecedor da modalidade EaD, quando tive contato pela primeira vez com essa campanha, tenho que dizer que ela paraceu muito indigesta para mim e até hoje ela pesa no meu estômago (acredito que se tomar um sal de frutas ou uma injeção de Plasil possa resolver o problema!).
Então já que é para comparar, fiquei analisando a forma com que nos alimentamos. 
Já que o assunto é fast-food, resolvi primeiro falar das comidas "A la carte"... Segundo o blog Comidinha Fácil  

1. "A la..." - é igual a "a maneira de..." e 2. "A la carte" - significa que, no cardápio, pode-se escolher entre os diversos pratos oferecidos pelo restaurante. Há liberdade de escolha do prato, diferentemente do sistema de rodízio, no qual os pratos são escolhidos conforme a ordem determinada pelo restaurante.

A la carte...
Com isso quero afirmar que nem sempre a comida que nos enche os olhos, com aqueles pratos suntuosos são as mellhores. Tudo vai implicar na procedência dos produtos e na especialidade daquele que irá preparar os pratos. De nada adianta eu ter um prato que seja apetitoso, vistoso, se as condições de higiene da pessoa que está prearando não são as melhores (mãos sujas cozinhaieros sem touca ou máscara, ambiente de preparo com animais na redondeza, unhas compridas e mal cuidadas...argh! Até me de nojo o meu comentário). De nada adianta também ter todos os valores nutricionais, se o "preparo" dos alimentos não condizem com as regras.
Bom, mas o que tem isso a ver com a questão da EDUCAÇÃO propriamente dita? 
Quero fazer com que você, leitor entenda que de nada adianta cursos presenciais, sem as mínimas condições. Salas de aulas inadequadas, Professores sem a mínima preparação para estar em sala de aula, sem didática, sem formação específica para a área e outros agravantes.

E agora chego no "X" da questão (que não é o Cheese Salada, Cheese Burguer e outros Cheeses por aí...)

Existem fast-food´s e fast-food´s se é assim que eles preferem chamar...Existem àqueles que não baseiam-se nas necessidades nutricionais dos seus consumidores (gordura saturada, excesso de açúcar e outros agravantes), além também de não se preocuparem com a saúde de quem irá consumir, também produzirá um grande estrago na vida daqueles que habitualmente fazem seu uso...
Fast-food  "dos bons"
  
É o caso dos cursos da modalidade EaD onde os Professores Tutores não são formados na área em que lecionam, onde as aulas são ministradas em salas sem a mínima condição (sem aparatos tecnológicos) não existe material didático adequado, as provas são realizadas via Internet e não há um acomapanhamento das atividades realizadas pelos alunos de forma com que ele obtenha o prendizado mínimo para poder tornar-se um profissional.

Existem também os fast-food´s de qualidade...cito aqui o exemplo do Subway, que é uma rede de fast-food que particularmente eu adoro. Onde nota-se de cara a preocupação com a higiene desde a montagem do sanduíche, as necessidades nutricionais permanecendo até a hora em que você desembolsa o dinheiro para pagar o mesmo, para depois correr pra mesa e saborear seu lanche.

Meu fast-food favorito

Nos tipos de fast-food ofertados pela Instituição que conhecemos,reforço a questão da preocupação com questões como a necessidade da aprendizagem, de professores capacitados, da possibilidade de interação entre alunos e Professores à Distância. 

Afirmo ainda a qualidade do serviço prestado, longe de ser um fast-food qualquer...mas sim, um fast-food que atende as necessidades daquele que consome o produto.

Bom pessoal, esse comentário me deu uma fome...estou partindo agora para um lanchinho...alguém quer me acompanhar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário